PONTO DE MUTAÇÃO, QUE LUGAR É ESSE?

É um lugar onde todo ser humano precisa ir para aprender o que tem que ser feito da sua vidae o que não pode ser feito com a sua vida e com a vida que sustenta e constrói o mundo humano e o planeta terra.

Quando penso num exemplo de um ponto de mutação do estado de consciência da humanidade, lembro-me das Ágoras gregas, os espaços de convivência estabelecidos nas praças das cidades da Grécia antiga.

Nas Ágoras os gregos saídos do domínio das suas famílias, encontravam-se para discutir assuntos relevantes à sua vida em comunidade.

Nos seus tempos áureos, as Ágoras cumpriam sua função político social, quando elas recebiam no seu seio os homens que definiam o destino e governavam suas cidades.

Hoje quando reestudo as Ágoras gregas, constato que o regime político das cidades gregas, era uma democracia privativa de apenas uma pequena parte dos homens gregos, porque as Ágoras recebiam em suas reuniões, um contingente só de homens, que não passava de 10% da população das cidades gregas daquela época

No momento atual da humanidade, percebo que:

Uma grande parte da população do mundo vive dominada por governos totalitários e corruptos.
E, uma outra parte significativa da humanidade vive regimes democráticos que tem de ser revistos em sua estrutura política e socioeconômica, pois essas tais democracias continuam privando a maior parte dos habitantes de suas cidades de uma vida confortável, sem violência, sem corrupção e livres da fome.
Para o momento devemos reconhecer ainda, que todo ser humano em seu cotidiano deve buscar construir e frequentar na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no seu país espaços de convivência que respeite em primeira instância todos os sistemas viventes do mundo humano e do planeta terra.

Assim seja.

Um beijo no coração de todos, Luiz Carlos Faria.

2.802 thoughts on “PONTO DE MUTAÇÃO, QUE LUGAR É ESSE?